“Tem diretores assinando talão de cheque em branco”, denunciou o presidente da câmara Arnoldo Boson.
Na sessão do dia 11 de outubro de 2019, o presidente da câmara municipal de Campo Alegre de Lourdes, o vereador Arnoldo Boson, denunciou que as escolas do município campoalegrense estão passando por uma série de irregularidades, como a falta de pagamento dos funcionários, e assinatura de cheques em branco por parte dos diretores de escola que os entregam ao gestor municipal.
Ouça o áudio da fala na íntegra:
“Nós temos problemas na educação, por demais, pra cuidar.
Nós temos hoje, os merendeiros, vigilantes, as zeladoras das escolas deixando de ir ao trabalho por falta de pagamento. Isso sim é problema pra ser discutido. Isso sim, temos que tomar uma atitude sobre isso. Em Campo Alegre as escolas estão parando: as creches estão funcionando uma parte…em meio termo. Porque os zeladores, as merendeiras, os vigilantes estão sem poder fazer a feira, estão sem receber o seu mincho salário.
Temos que ter o cuidado, uma atenção sobre as escolas.
Eu quero aqui abrir um espaço para falar diretamente com os diretores de escolas de Campo Alegre de Lourdes: Está sendo cometido irregularidade pelos diretores de escolas, e eu quero chamar a atenção de todos! Estou de olho no que está sendo feito. Tem diretores assinando talão de cheques em branco, entregando ao gestor municipal, à secretaria de educação, para que eles gerem os recursos que vem destinados às escolas. Isso é um crime grave, cuidado!
No sul da Bahia, na metade do Piauí já foi levado à justiça, diretores que tiveram esse comportamento. Quero aqui pedir, o cuidado com os diretores, não cometam isso. Vocês estão cometendo um crime grave contra sua escola, contra os professores, contra a educação do município. Vocês são os gestores dessas escolas, então não assinem esses cheques em branco… Tenham cuidado, cuidado para o problema não vir em cima de vocês.
Cuidado, nossa educação está doente, nós precisamos cuidar dela.”
Retrocedendo
Já na sessão de sexta-feira (25/10) o vereador Arnoldo Boson voltou, e retificou sua afirmação anterior, e disse que na verdade fez apenas um alerta aos diretores escolares:
Ouça:
“Quero dizer, que eu num..em momento nenhum… disse que, diretor tá fazendo isso, ou deixando de fazer. Eu alertei aos diretores, que, eles é que têm que gerir os recursos que vem para as escolas, e não transmita esse direito, que se vocês fizerem isso, vocês estão cometendo um crime e prejudicando as escolas…”
Reflexão
Quem fiscaliza o caixa escolar de cada unidade em Campo Alegre de Lourdes?
Como saber se os recursos estão sendo aplicados corretamente?