O Presidente da República Jair Messias Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira (26/08) que desarticulou sua equipe econômica que estava pronta para apresentar ao parlamento a proposta de adaptação e transição do programa Bolsa Família para o Renda Brasil. O anúncio foi feito em Ipatinga-MG.
“Ontem discutimos a proposta, a possível proposta do Renda Brasil. Eu ontem falei: está suspenso. Vamos voltar a conversar”, disse o presidente.
A crítica de Bolsonaro foi sobre a possível mudança de transferir o dinheiro do abono salarial para dá sustentabilidade ao Renda Brasil:
“Não podemos fazer isso aí, como, por exemplo, a questão do abono para quem ganha até dois salários mínimos, seria um décimo quarto salário. Não podemos tirar de 12 milhões de pessoas para dar para um Bolsa Família, um Renda Brasil, seja lá o que for o nome desse novo programa”
Renda Brasil
Em junho, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o governo federal criaria um programa de renda mínima permanente, após a pandemia do novo coronavírus, batizado de Renda Brasil. De acordo com o ministro, haverá a unificação de vários programas sociais para a criação do programa, que deve incluir os beneficiários do auxílio emergencial, que recebem parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), pagas em razão da pandemia da covid-19.
Fonte: Agência Brasil