Notícias mais recentes
Search

Provas do Enem em Campo Alegre de Lourdes: Quando?





Última atualização 03/11/2015, às 11:42

Compartilhe:

Da redação

Essa é a pergunta que os estudantes fazem todos os anos. Campo Alegre de Lourdes carrega consigo mais essa cruz: O município nunca teve a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em cidades vizinhas como Remanso, Pilão Arcado e São Raimundo Nonato é realizada a aplicação das provas. Nestas Cidades a estrutura é igual ou parecida com Campo Alegre. Então, por que em Campo Alegre de Lourdes não se realiza o Enem? Qual o critério para isso?
Nossa redação entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) para saber qual o critério para escolha de determinado município para aplicação das provas do Enem, e obteve a seguinte resposta:

Para estabelecer os municípios de aplicação do Enem, a cada nova edição o Inep revisa os critérios adotados para aperfeiçoar a seleção dos municípios a partir da concentração de inscritos em sua ultima aplicação. Em 2014, o Enem foi realizado em 1710 municípios publicados em Edital como opção de local de provas para os participantes, entretanto, após o período de inscrições foi necessária à inclusão de mais 43 municípios devido a falta de estrutura física (escolas) para comportar todos os inscritos nos municípios propostos em edital (aumento significativo no numero de inscritos). Assim, em 2015 os critérios utilizados em 2014 para inclusão e exclusão de municípios foram revisados e propostos novos critérios a partir da situação e movimentação dos inscritos nos municípios propostos em 2014. Para essa revisão foram considerados os seguintes parâmetros: Levantamento do número de inscritos residentes por município; Levantamento das matriculas no Ensino Médio por munícipio; Levantamento das microrregiões do Brasil segundo IBGE (municípios polos com relação a infraestrutura e economia); Levantamento da quantidade de salas por turno no Ensino Médio; Identificação do comportamento da participação dos inscritos (porcentagem de abstenção); Portanto, após essas análises, os municípios de aplicação incluídos para a realização do Exame serão devidamente publicados no Edital.

Esse critério adotado pelo Inep com relação ao número de inscritos não é o mais adequado. Pois, se o Enem for realizado na cidade de Campo Alegre de Lourdes, certamente  o número de inscritos aumentaria significativamente. Considerando além dos cerca de 1500 alunos do ensino médio do município, a demanda reprimida ao longo do tempo.

Muitos alunos da zona rural que poderiam fazer as provas do Enem não o fazem pelas despesas que teriam em se deslocarem para a cidade mais próxima.
Na sede do município uma pequena parte dos estudantes faz o percurso para Remanso, São Raimundo, ou Pilão Arcado.

Atualmente, existe em Campo Alegre no ensino médio cerca de 600 alunos na sede, entre as escolas estaduais Ives Orlando e Francisca Rodrigues; e 800 alunos no interior com intermediação tecnológica (Emitecs), distribuídos em 14 localidades: AngicoII, Tapagem, Volta de Cima, Lagoa do Angico, Tamboril, Jiquitaia, Lagoa do Baião, Jurema do Virgílio, Barreiro do Espinheiro, Barra,Peixe, Angico dos Dias, Baixãozinho e Pau de Birro.

Destas localidades, aproximadamente 200 alunos do 3º ano poderiam fazer o Enem se fosse na sede.
O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) já perdeu uma turma de Licenciatura em Artes Visuais Digitais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), porque diferente das outras universidades que fazem vestibular especial para a Educação a Distância (EAD), o método adotado pela UFRPE é somente através do Enem como critério para seleção de ingresso. Houve a divulgação, mas como foi pouco o número de alunos que tinha o Enem, a turma foi cancelada porque teve somente nove classificados. Se, mais gente tivesse feito o Enem, claro que mais gente iria participar e a turma ficaria maior.
O que a prefeitura tem feito através da Secretaria de Educação para ajudar a resolver o problema?
Diante dessa demanda, procuramos também falar com a secretária de educação, a senhora Valdineide Boson, para pedirmos algumas informações sobre o Enem em Campo Alegre de Lourdes. Enviamos várias mensagens, mas não obtivemos nenhuma resposta.

Mais uma vez, o silêncio mostra o nível de preocupação no que diz respeito à educação no município quando se trata da administração pública.
As provas do Enem esse ano, acontecem nos dias 24 e 25 de outubro.

Até quando o município de Campo Alegre de Lourdes vai ficar sendo excluído de tantos benefícios, como no caso da aplicação das provas do Enem?

 

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.