Notícias mais recentes
Search

O papel do servidor público na administração campoalegrense





Última atualização 25/05/2018, às 15:04

Compartilhe:

Servir a administração pública em Campo Alegre de Lourdes é carregar a cruz do silêncio e do medo.

Da redação

O servidor público tem um papel especial em Campo Alegre de Lourdes. Além de cumprir com suas obrigações no atendimento ao público, certos trabalhadores exercem um outro tipo de função na administração campoalegrense, a de servir a si mesmo.
Contudo, nem todos  os servidores são assim. Existem excelentes profissionais na administração local. Mas, por outro lado, algumas pessoas se confundem entre o verdadeiro papel o qual seu cargo exige, e o aproveitamento sigiloso de seus atos administrativos.

Servidor público: servir ao povo ou a si?

A começar pelos agentes políticos: prefeito, vice-prefeito, vereadores; depois para os secretários e funcionários de modo geral, todos são empregados do povo, e é de sua obrigação servir e atender às demandas do município.
A partir do momento em que a pessoa se torna servidora pública, ela se torna também uma pessoa pública. Todos os seus atos administrativos precisam estar visíveis à todos. Da mesma forma, a pessoa jurídica que faz licitação com a administração pública precisa que seus contratos e prestação de serviços tomem publicidade para se tornarem legítimos perante ao poder judiciário.

Omissão ou ignorância política

Todavia, a ignorância política ou a omissão leva certos servidores a confundir bem público com bem particular.
Esses servidores, que estão na administração pública para servir, querem se esconder no anonimato para não se expor. Não sabem eles que está a serviço da administração pública, é se tornar pessoa pública.
O servidor está a serviço do povo, e a este deve prestar contas financeiro-administrativas.

Servidor público a serviço do sistema

Até pouco tempo atrás, o funcionalismo público campoalegrense carregava a síndrome da “corrente do medo”. A nenhum trabalhador era permitido o direito de expressar sua opinião publicamente. Hoje a realidade da administração pública, campoalegrense, parece não ter se libertado das velhas correntes. O medo e a censura continuam.
O Servidor público, principalmente aquele servidor contratado, carrega nos seus ombros a cruz do silêncio e da conivência. Para manter o emprego é preciso falar bem do sistema, ou então silenciar a voz e suas curtidas nas redes sociais.
O papel do servidor público em Campo Alegre de Lourdes, serve bem para a retomada do medo nesse novo ciclo.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.