“Eu fiz questão de estar aqui com algumas pessoas, vereadores e com as pessoas que cuidam da parte médica, justamente para dividir as responsabilidades. Porque sozinho eu não posso resolver todos os problemas de Campo Alegre de Lourdes”, prefeito eleito Enilson Marcelo
Da redação
Desde a manhã de sábado (7 de janeiro) o Hospital Municipal de Campo Alegre de Lourdes está interditado para reforma. O fechamento do hospital foi anunciado mediante visita do atual prefeito Enilson Marcelo Rodrigues da Silva (PCdoB) e de sua equipe de governo. Na ocasião, verificou-se que a Unidade não tem condições de receber atendimento.
Foram constatados os seguintes problemas:
Sala de esterilização com objetos sujos e cheios de ferrugem;
Sala de raio-x com defeitos no aparelho, apresentando riscos para os pacientes e para os técnicos de enfermagem;
Consultórios sem ar condicionado;
Salas de cirurgia e de parto estavam sendo usadas para depósitos de materiais;
O único gerador está deteriorado;
Estrutura física com rachaduras e o teto com abertura no forro;
Depois de verificar a situação, o novo gestor do município decidiu por fechar o hospital pelo prazo de 15 dias, até que os problemas sejam sanados.
Enquanto isso, o atendimento médico na Cidade será feito no Posto de Saúde que fica ao lado do hospital (Antigo Sespe).
Além do prefeito, estiveram no local a secretária de saúde Alynne Almeida Araújo, o médico Dirceu José Alves, a chefe das enfermeiras Elisangela Batista Paixão Viana, alguns vereadores, políticos e secretários do atual governo.
Ainda não foi divulgado qual empresa será responsável pela reforma, nem o tipo de licitação.
Nossa redação tentou entrar em contato com a Secretária Municipal de Saúde, a enfermeira Alynne (35) para maiores detalhes como, por exemplo, quais os médicos e quais especialidades estarão disponíveis após a reforma, e se procedimentos de cirurgia e a realização de partos vão ser possíveis no hospital. Também perguntamos se 15 dias serão suficientes para tal reforma.
Alynne disse que a assessoria de comunicação entraria em contato conosco.
Expirado o prazo, não obtivemos nenhuma resposta até o fechamento dessa matéria.
O Hospital Municipal de Campo Alegre de Lourdes havia feito uma licitação para reforma, no valor de 215 MIL reais no início de 2016.
Fotos: Divulgação/Prefeitura