Fonte: INEP
Última semana para se inscrever no Enem 2016! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou um balanço na manhã da última sexta-feira (13) informando que mais de 3 milhões de estudantes haviam feito inscrição no Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Quem ainda não se inscreveu terá até as 23h59min (de Brasília/DF) da sexta-feira desta semana, dia 20, para se cadastrar no site oficial.
A expectativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) é de que o Enem 2016 receba em torno de 8 milhões de inscrições. Pelo visto, a quantidade poderá até superar o esperado, pois já eram 3.092.122 inscritos nos primeiros quatro dias corridos. Tomando como base uma média diária da quantidade de registros efetuados, podemos chegar ao final com aproximadamente 10 milhões de candidatos cadastrados.
Como fazer inscrição no Enem 2016?
As inscrições do Enem 2016 devem ser feitas exclusivamente via internet, através da página do participante, no portal do Inep, disponível no link http://enem.inep.gov.br/participante/. O site ficará disponível até o último minuto do período de inscrição e, após isso, ninguém mais poderá alterar os dados cadastrados (se necessário) e/ou se inscrever na edição deste ano.
No primeiro acesso, o candidato precisa clicar na opção “Inscrição 2016”, que irá direcioná-lo à página onde serão coletadas as primeiras informações: números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG – Registro Geral), além da data de nascimento.
Nos passos seguintes são necessárias algumas informações pessoais: sexo; cor ou raça; estado civil; nacionalidade; endereço; telefone; e-mail (pessoal e válido). O número do telefone celular e o endereço de e-mail serão as principais vias de comunicação direta entre o participante e a organização.
Durante as inscrições os candidatos que possuem precisam de atendimento diferenciado e/ou específico deverão informar a necessidade: deficiência (física ou mental), gestantes, lactantes, idosos, em classe hospitalar e sabatistas. Para cada uma, a organização terá uma solução específica nos dias de aplicação das provas.
Taxa de inscrição do Enem 2016: veja como pedir isenção: A taxa de participação para a edição deste ano possui valor equivalente a R$ 68,00. O boleto do Enem 2016 precisa ser emitido ao fim da inscrição, na forma de GRU (Guia de Recolhimento da União), e deve ser quitado até às 21h59min (de Brasília/DF) do próximo dia 25, numa quarta-feira. O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos Correios.
Recebem isenção no Enem 2016, de maneira automática, todos aqueles estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública. Entretanto, quem pretende fazer as provas, mas não possui condições financeiras de cobrir o valor, pode pedir isenção do pagamento.
O pedido de isenção é feito no ato da inscrição, por meio do preenchimento de um formulário socioeconômico a fim de declarar carência no Enem 2016. No formulário é preciso informar alguns dados familiares, de forma fidedigna, pois o Inep analisará todos os pedidos e poderá verificar a veracidade das informações, sob pena de desclassificação no Exame.
Data das provas do Enem 2016: quais as áreas de conhecimento do Exame?
As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro, a partir das 13h30min de sábado e domingo. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, pontualmente, seguindo o horário oficial de Brasília/DF. No primeiro dia, o tempo de duração será de 04h30min. No segundo, por sua vez, o tempo será de 05h30min.
Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha (A – E), divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. As duas primeiras serão aplicadas no sábado e, por consequência, as duas últimas no domingo, junto da redação do Enem 2016.
O gabarito oficial será divulgado até 09 de novembro (quarta-feira). Entretanto, o Inep ainda não informou a data de divulgação do resultado do Enem 2016. A expectativa é de que as notas sejam lançadas na primeira quinzena do próximo ano, visto que são essenciais para as inscrições nos programas do MEC que se iniciam no mesmo mês: Sisu, ProUni, Fies, Sisutec.