Caros leitores,
A redação do Blog do Josué Mariano apurou com exclusividade o embate entre a empresa Telefônica Vivo e os moradores da comunidade Encaibro ( fazenda/distrito que se localiza a 130 quilômetros do município de Sento Sé). Tivemos acesso a pauta de reivindicação e a imagem de uma das tendas dos manifestantes no local.
No dia 28 de outubro, quarta-feira da semana passada, cerca de trinta pessoas pertencentes ao movimento dos atingidos pela Barragem de Sobradinho, instalou-se no povoado do Encaibro, e obrigaram um dos técnicos da operadora Vivo a desligar o disjuntor do equipamento que retransmite sinal para os municípios de Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Lagoa dos Patos.
No distrito de Encaibro está localizada uma das torres da Vivo, que no meio de comunicação recebe o nome de retransmissora ou repetidora de sinal. Ou seja, ela recebe o sinal de uma determinada área e retransmite para outras localidades.
Os manifestantes estão questionando ações do governo federal a respeito da privatização da Telebrás que aconteceu ainda no ano de 1998, e exigem da empresa Telefônica Vivo a assinatura de um termo que comprometa a empresa a levar sinal para 16 povoados. Cada povoado citado na pauta tem em média 40 moradias.
De acordo com o mercado do setor das telecomunicações, a construção e instalação de uma torre de telefonia, variam de R$ 500 mil a R$ 1 milhão de reais.
Um representante da prefeitura de Sento Sé esteve no local, mas deixou a cargo da Vivo a negociação com os manifestantes.
A Vivo não assinou o termo porque financeiramente seria inviável a instalação de 16 novas retransmissoras. Mas já acionou o departamento jurídico para conseguir acesso à torre.
A respeito da cobertura de telefonia móvel em comunidades rurais, a Anatel havia estabelecido na última CPI de telefonia, um planejamento da estatal para cobertura do sinal, e ficou determinado que neste caso, a cobertura ficaria por conta da operadora de celular da Claro. Inclusive, nossa redação publicou em primeira mão em edições passadas, nota oficial em que a empresa Claro propunha levar sinal para o município de Campo Alegre de Lourdes até o final de 2015.
Enquanto isso, a população de Campo Alegre de Lourdes sofre mais está cruz, sem comunicação de telefonia móvel.
Uma das alternativas para ajudar a resolver o caso, seria os prefeitos de Campo Alegre, Pilão Arcado e de Remanso entrarem em contato com o prefeito de Sento Sé, o senhor Edson, para buscar uma solução.
Abaixo segue na íntegra, com exclusividade, documento de reivindicação dos manifestantes:
Além dessa pauta, foi exigido também a pavimentação de estrada e a construção de posto de saúde no distrito do Encaibro.
A qualquer momento aguardem mais informações.
Observação aos blogueiros de plantão:
Ao reproduzirem qualquer matéria da nossa redação, queiram por gentileza, creditar a autoria do Blog do Josué Mariano.