A candidata a prefeita de Campo Alegre de Lourdes, Eurâny Mangueira, também apresentou seu plano de governo para o mandato de 2021 a 2024.
Uma jornada, todos juntos.
Ninguém será deixado pra trás.
Eurâny Mangueira 2020
Uma jornada, todos juntos.
Ninguém será deixado pra trás. Eurâny 2020
Sumário
1. Introdução………………………………………..3
2. Histórico ………………………………………….4
3. Propostas…………………………………………5
Saúde ………………………………………………………………………6
Educação………………………………………………………………….7
Infraestrutura…………………………………………………………..8
Desenvolvimento Social……………………………………………10
o Agricultura……………………………………………………………………….10
o Renda……………………………………………………………………………..11
o Cultura…………………………………………………………………………….11
o Habitação………………………………………………………………………..11
Uma jornada, todos juntos.
Ninguém será deixado pra trás. Eurâny 2020
Introdução
Este é o plano de governo da candidata Eurâny Mangueira, para o município de Campo alegre de Lourdes, e tem como objetivo fazer um mapeamento da atual situação do município e traçar um plano para transforma-lo em um lugar melhor, pra você.
Por meio deste documento, você poderá vislumbrar uma vida melhor, mais digna e plena. Ao ler este documento, você terá sua esperança renovada e os sonhos reavivados. Saberá que você não foi esquecido e que apesar de todas as desilusões e sofrimento, ainda ha tempo para viver uma vida digna e de construir um futuro melhor para você, seus filhos e seus netos.
Mesmo depois de tantos candidatos, tantas mentiras contadas e tantas promessas não cumpridas, ainda dá pra sonhar com uma boa escola, um bom hospital, e uma boa casa. Dá até pra sonhar com um negócio próprio. Acredite, é possível.
Se você é uma costureira, comece a sonhar em ser dona de uma pequena fábrica de lingerie. Se você faz bolos, então sonhe com uma pequena fabrica de bolos e doces. O seu pequeno sitio, pode te gerar renda. Os seus filhos não precisam ir embora pra longe. Os que estão longe podem voltar a morar perto. Há tanta coisa que pode ser feita. Tantos sonhos que podem ser realizados. Tudo isso será possível se todos se unirem. Uma jornada, todos juntos. Ninguém será deixado pra trás.
Histórico
Campo Agre de Lourdes foi, oficialmente, elevado à categoria de município em 05 de julho de 1962. O tempo passou e, 58 anos depois, o município ocupa posições alarmantes, na saúde, educação, saneamento básico, emprego e renda, meio ambiente.
Falta um hospital decente, falta médicos, faltam escolas decentes, falta moradias decentes falta saneamento básico, falta infraestrutura, lazer. Falta um administrador.
No índice de desenvolvimento da educação, Campo Alegre ocupa a posição de 4.950*. Uma das ultimas posições do país. A nota de avaliação nos anos finais do ensino fundamental é de apenas 3,3, muito abaixo da média nacional, que é de 4,7. A meta nacional é seis. Isso significa que Campo Alegre esta na metade da meta nacional. As 245 escolas do município, não foram capazes de promover uma boa educação e, não melhoraram os índices do município.
Na saúde, possui a maior taxa de internação por problemas de diarreia, da região do Baixo Médio São Francisco. Ocupa a posição 37 no estado. Posição muito ruim, já que quanto mais próximo de um, pior é o índice.
No quesito emprego, apenas 5,3% dos habitantes, possuem um emprego formal, ou 1.525 pessoas. Números absolutamente baixos e, que contribuem para a pobreza e, refletem diretamente nos demais índices.
O saneamento básico é quase inexistente e, alcança apenas 5,6% das residências e, de forma inadequada. Todo sistema de esgoto se baseia em fossa negra, sistema esse que já não comporta o esgoto gerado pelo aumento na oferta de agua. Tornou-se muito comum o esgoto correndo a céu aberto. Isso afeta a saúde e sobrecarrega ainda mais o, já precário, sistema do município. Cuidar do saneamento básico é também uma questão de saúde e desenvolvimento social.
A infraestrutura é absolutamente precária.
Campo Alegre não tem nenhuma ligação asfáltica, tornando-se assim, quase uma “ilha seca”. As ruas são esburacadas e as estradas vicinais, são na sua maioria, quase intransitáveis.
Não há uma definição clara sobre as estradas vicinais e nem uma responsabilidade real da prefeitura sobre elas. Por isso elas são tão abandonadas. Falta senso de responsabilidade. O mesmo se aplica sobre o abastecimento de agua, em especial na zona rural do município. A prefeitura nunca assumiu de fato a responsabilidade de levar agua aos moradores do interior. Os poços existentes são na sua maioria, feitos pelo governo do estado e, quando quebram, fica meses a espera de concerto deixando a população sem o acesso ao bem mais precioso, a agua.
Propostas
O plano de metas e propostas, elaborado para transformar Campo Alegre, foi desenvolvido a partir de conversas, envolvendo moradores, lideranças e pessoas que sonham com o desenvolvimento do município. Aqui estão os desejos e sonhos de muitos que, há tempos esperam uma mudança acontecer.
Este plano será dividido em quatro eixos principais para facilitar a compreensão e a aplicação do mesmo. Alguns eixos serão subdivididos em eixos secundários e, alguns terão pontos que se conectam entre se. São eles:
Saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.
Saúde
A saúde é a principal necessidade de um povo, por isso ela merecerá uma atenção especial. Para tornar o atendimento a saúde mais eficiente, planejamos um atendimento descentralizado, com postos de atendimento bem equipados e dentro dos parâmetros técnicos recomendados pelo ministério da saúde.
Vamos garantir a melhoria e, assegurar uma postura de atenção e cuidado que responda efetivamente à expectativa e necessidade da população.
O hospital municipal será totalmente reformado e ampliado, para dar mais conforto e segurança sanitária, aos pacientes e funcionários. Será todo climatizado, com ar condicionado em todos os ambientes.
O posto de saúde do Peixe, dará lugar a uma policlínica, que irá atender a demanda da região.
O município contará com médicos de especialidades, como urologista, ginecologista, cardiologista e ortopedista.
Será criada a central da saúde, um serviço telefônico que será usado para marcar consultas medica, evitando assim o transtorno e as filas para os pacientes. Todo o serviço será integrado. O usuário do serviço poderá marcar a sua consulta no posto mais próximo a sua residência, ou no hospital municipal sem sair de casa. Sem fila e sem transtorno, no conforto da sua casa.
Será implantado um sistema de gestão integrado de saúde, com todo o histórico do paciente. Dessa forma cada consulta, exame ou medicamento prescrito ao paciente, ficará registrado e, poderá ser acessado por qualquer medico que o atender posteriormente. Isso facilitará diagnósticos e, possíveis mudanças prescritivas que forem necessárias ao paciente.
Educação
Na educação, será promovida uma reorganização das escolas e do transporte escolar, de forma a atender mais alunos com a mesma estrutura. As escolas, que estão localizadas em povoados com maior numero de habitantes, serão reestruturadas e ampliadas, para receber, também o ensino médio, ampliando assim o acesso dos jovens ao ensino médio. Apesar de ser de obrigação do estado, o município tem a liberdade de, também oferecer o ensino médio na rede municipal.
A educação profissionalizante terá um lugar de destaque na gestão Eurâny mangueira.
Será criado o REC (Rede de Educação Compartilhada). Uma instituição municipal que irá oferecer cursos técnicos e de educação continuada, por meio de parcerias com outras instituições, publicas ou privadas, de forma gratuita, aos jovens e adultos de Campo Alegre.
O REC terá o objetivo de formar pessoas, em cursos completos que os tornem aptos para entrar no mercado de trabalho, ou até mesmo pra abrirem o seu próprio negócio.
Todos os cursos oferecidos no REC, terá como foco as possibilidades, necessidade e demandas locais. Serão cursos como; Mecânico, Pedreiro (edificações), Marcenaria completa, Manutenção de computadores, Técnico em trabalhos com gesso, Pintura residencial, Corte e Costura, Confeitaria e etc.
A educação terá espaço importante, pois ela será decisiva, também, para o desenvolvimento social do município, capacitando pessoas e, posteriormente, dando oportunidade de emprego e renda.
Infraestrutura
A infraestrutura será um eixo fundamental no desenvolvimento de Campo Alegre. Pra isso está sendo planejado um conjunto de obras que irá transformar a vida da população campo-alegrense e, preparar a cidade para viver um novo momento de prosperidade, crescimento e transformação.
Parte das obras de infraestrutura estará diretamente ligada ao desenvolvimento social e ambiental. Presente na área urbana e, também rural, as obras de infraestrutura, darão uma nova cara ao município de Campo Alegre de Lourdes.
A principal obra de infraestrutura do governo Eurâny, será a urbanização e adequação da Lagoa. O leito do Lago será aprofundado, para aumentar a capacidade de armazenamento de agua e, no seu entorno será construído a Av. Do contorno e também a Orla Fluvial.
Com a urbanização da Lagoa, a cidade será mais valorizada e os moradores ganharão um espaço com área de lazer completa. A orla será uma obra completa, com ciclovia, pista para caminhada, parque infantil, bancos para descanso, quiosques e iluminação adequada.
As localidades Arroz e Boa vista, serão reorganizadas e ganharão calçamento, colocando-as na condição de bairros. Essas duas localidades, farão parte da área urbana do município.
Para integrar essas duas localidades à cidade serão construídas uma avenida asfaltada, ligando o centro da cidade a Boa vista e também um parque entre o Arroz e as casas populares.
O parque a ser construído, será chamado Parque da Integração e, além de servir como área de lazer para a população local e também visitante, irá integrar a localidade Arroz ao resto da cidade.
A Avenida 7 de Setembro e a Afrânio Peixoto terão o calçamento substituído por asfalto. Também terão suas calçadas padronizadas.
O mercado municipal e o espaço da feira livre serão totalmente reformados e reorganizados, para atender melhor os usuários e visitantes. A obra irá também contemplar as calçadas do entorno da feira, beneficiando diretamente os comerciantes daquela região. O espaço será mais moderno e eficiente.
O bairro da Levada, também será reorganizado e ganhará novas ruas, criando assim um bairro mais amplo e possibilitará o loteamento de novas áreas, pelos moradores locais. Essa reorganização trará novas possibilidades de comércios e serviços, além de possibilitar o aproveitamento de terrenos que hoje não são utilizados. Os donos de terras no entorno da Levada, terão grandes possibilidades de altos ganhos, com o loteamento de suas terras.
Os principais povoados do município serão reorganizados, para aumentar sua demanda de serviços e permitir a expansão e criação de novos negócios.
Para garantir o planejamento e a execução das obras de infraestrutura do município, será criada uma Autarquia municipal, a ECOPLAN Empresa Campo-alegrense de Obras e planejamento, uma empresa que irá gerir obras e planejar o desenvolvimento do município.
Também terá no seu escopo uma usina de asfalto para atender a demanda do município. Uma usina própria do município poderá asfaltar as vias municipais a um custo de cerca de 30% do valor do mercado. E irá atender a demanda das ruas da sede e também estradas vicinais.
A ECOPLAN será também a responsável pelo abastecimento de agua no interior do município, por meio de poços e adutoras que distribuirá agua por todo território municipal. Também será responsável pela manutenção dos poços existentes hoje.
Desenvolvimento Social
O desenvolvimento social será sustentado por quatro pilares, que contemplam os principais problemas do setor social do município. A divisão em três pilares foi pensada para facilitar a gestão do projeto e garantir foco em áreas especificas que demandam maior atenção. Estes pilares são: Agricultura, Renda, Cultura e Habitação. Estes pilares darão origem aos programas Mais Agricultura, Pro-Renda, Promove e o Mais Habitação.
Agricultura
O Mais Agricultura irá incentivar e fomentar a produção agrícola por meio de recursos da prefeitura e do estado. O agricultor receberá formação técnica, financiamento e acompanhamento, para o desenvolvimento total de seus projetos. Os agricultores poderão trabalhar com horticultura, fruticultura, ovinos e caprinos ou criação de galinhas para o abate e produção de ovos.
No eixo da agricultura, a prefeitura irá intermediar toda a venda da produção, seja por meio do mercado do produtor ou por meio de comerciantes locais bem como a distribuição para outros municípios.
Também será construído um frigorifico, junto com a iniciativa privada, para absorver toda a produção de ovinos e caprinos da região. Dessa forma o agricultor terá a garantia de venda de seus animais.
Renda
O Pro-Renda será um programa dentro do eixo social, que irá contribuir para a geração de emprego e a criação de pequenas e medias empresas, no município. Seja na sede ou nos povoados que compõem o município.
Dentro do Pro-Renda será criado o Banco Campo-Alegrense de Microcrédito, para o financiamento de abertura pequenas empresas.
O BCM será um banco para quem tem sonhos. Um banco para quem tem objetivo, vontade e garra. Será focado, principalmente no jovem formado nas novas profissões, oferecido pela Rede de Educação Compartilhada.
Cultura
Para promover a cultura, a arte e os talentos locais, será criado o ProMove, um programa de fomento a cultura e a arte.
O ProMove irá atuar no planejamento e promoção de eventos, aulas culturais, feiras de artes e cultura e, fornecerá espaço e estrutura para ensaios e o aprimoramento dos talentos locais.
O ProMove também atuará nas plataformas digitais, elaborando material de divulgação e dando projeção aos artistas que estiverem dentro do programa.
Será criado o Museu da História Campo-alegrense e o Museu de Ciências. Essas duas obras irão revolucionar o acesso à cultura do município e fomentar o turismo local.
Habitação
O ultimo sustentáculo do eixo social será o Mais Habitação, um programa que irá atuar junto a população de baixa renda, na reforma e construção de casas.
A prefeitura fornecerá materiais e assistência qualificada, enquanto os moradores contribuem com a mão de obra.
Cada obra terá um valor limite a ser investido e terá custo zero ao morador. Para atender a maior quantidade de moradias, será adotado sistema de mutirão.
O Mais Habitação tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda e garantir uma melhor qualidade de moradia, bem como condições sanitárias adequadas e mais dignas, contribuindo também para melhores condições de saúde.
Este plano de governo foi desenvolvido para trazer esperança a um povo que há muito tempo foi esquecido. Com as propostas aqui apresentadas, Eurâny Mangueira reafirma o seu compromisso de continuar trabalhando pelos mais necessitados. A esperança é que no fim de seu mandato, Campo Alegre seja Este plano de governo foi desenvolvido para trazer esperança a um povo que há muito tempo foi esquecido. Com as propostas aqui apresentadas, Eurâny Mangueira reafirma o seu compromisso de continuar trabalhando pelos mais necessitados. A esperança é que no fim de seu mandato, Campo Alegre seja uma cidade mais prospera, com um povo menos sofrido e com mais liberdade financeira.
Que o povo Campo-Alegrense seja livre das amarras do poder publico e que sejam os condutores de suas próprias vidas.
Ninguém será deixado pra trás.