Da redação
O ano letivo no município campoalegrense ainda não começou, mas a comunidade já está preocupada. A unidade do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) no povoado Barra, em Campo Alegre de Lourdes, funcionou nos últimos meses em condições precárias. A Falta de merenda escolar, falta de faxineira, situação física do prédio se deteriorando, são motivos de preocupação para os pais e alunos. No início desse ano foi furtada a única TV da escola, pois não existe segurança.
De acordo com o relato de um aluno da escola, desde o ano de 2012 esta unidade vem funcionando de forma limitada. Ainda segundo o educando, muitos alunos têm problemas respiratórios devido às condições do ambiente. Ano passado, por exemplo, os 21 alunos que estudaram lá, tiveram que fazer um mutirão e limpar o espaço para se ter aula.
A prefeitura municipal por meio da secretaria de educação informou que a responsabilidade da reforma da escola é do governo do estado.
Ainda segundo o órgão, a atual gestão tem dado apoio ao Emitec em todos os aspectos.
A secretária de educação Jeane Almeida confirmou que o Emitec da Barra precisa de reforma. “Sabemos de suas necessidades de infraestrutura. O apoio dado foi o de manutenção e conserto dos equipamentos, transporte, merenda e outros”, argumentou a secretária.
No município de Campo Alegre de Lourdes o EMITEC funciona em 14 localidades: Barreiro do Espinheiro, Barra, Peixe, Baixãozinho, Angico dos Dias, Jiquitaia, Lagoa do Baião, Pau de Birro, Volta de cima, Lagoa do Angico,Tapagem, Angico do Remanso, Jurema do Virgilio e Tamboril.
No Barreiro do Espinheiro, Barra, Jurema do Virgílio e Tapagem, as unidades funcionam em prédios do estado. Os demais postos funcionam em salas das escolas municipais.
O Emitec é um programa do governo do estado da Bahia em parceria com as prefeituras e visa o acesso à educação, para as pessoas que residem na zona rural, distantes dos colégios de ensino médio.
Através de um instrutor e do sinal de TV via satélite é aplicado a formação dos educandos.
Sua estrutura é composta de diretórios de acesso, nos quais são postadas as videoaulas, informações administrativas e pedagógicas, legislação educacional, material de ensino (vídeo, áudio, slides, textos, livros, revistas, jornais e outros de interesse geral) didático e formação de professores, além de produções discentes.
Com relação à unidade da Barra não conseguimos contato com o governo do estado para saber da possível reforma.
Enquanto isso, os alunos sofrem às péssimas condições da escola.
Em relação à infraestrutura dos colégios estaduais localizados no município de Campo Alegre de Lourdes, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que já existe projeto de reforma e que está cumprindo os trâmites legais para contratação da empresa que executará as obras.