CODEVASF
O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, assinou nesta sexta-feira (28/08) a ordem de serviço para o início dos trabalhos na cidade de Juazeiro-BA. A solenidade aconteceu no auditório da Superintendência Regional da Codevasf.
Ao todo, serão investidos R$ 9,5 milhões na obra, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED).
Aproximadamente 151 mil pessoas serão beneficiadas, e os investimentos de pavimentação asfáltica e de recuperação das vias nas zonas urbana e rural, devem melhorar a mobilidade e a trafegabilidade no município, além de impulsionar os negócios das cadeias produtivas na região de Juazeiro, a exemplo da cadeia da fruticultura e da cana-de-açúcar, além de outros benefícios.
“Esse tipo de obra cumpre várias funções, além de melhorar o tráfego de veículos e pessoas, facilita a oferta de serviços públicos (segurança, coleta de lixo, atendimento de emergência em saúde), valoriza os imóveis, dinamiza o comércio e melhora as condições de vida da população, transformando a realidade das localidades atendidas”, enfatizou Moreira.
Dentro de sua área de atuação, a Codevasf executa diretamente ou por meio de convênios com estados e municípios diversas atividades de apoio ao desenvolvimento urbano dos municípios. Dentre as ações destacam-se calçamento e pavimentação de vias, implementação e manutenção de estradas vicinais, construção de pontes e passagens molhadas, urbanização e paisagismo de espaços públicos, aquisição de equipamentos para serviços públicos e planejamento e mapeamento urbano e rural.
A solenidade de assinatura da ordem de serviço para recapeamento asfáltico de vias públicas em Juazeiro contou com a presença da superintendente regional em exercício, Andréa Moreira, além de um público restrito formado por lideranças locais e regionais, autoridades e técnicos da Companhia em razão da pandemia de Covid-19.
Juazeiro ocupa uma posição de capital baiana do Submédio São Francisco, região em que se destacam os projetos públicos de irrigação Curaçá, Mandacaru, Maniçoba, Salitre 1ª Etapa e Tourão, todos implantados e mantidos pela Codevasf e que juntos movimentaram em 2019 cerca de R$ 1,5 bilhão na economia local com a geração de aproximadamente 32 mil empregados diretos e 48 mil empregos indiretos somente na região de influência da cidade.