O Município de Campo Alegre de Lourdes celebra neste dia 5 de julho o seu aniversário de 56 anos de emancipação. Sua população aproximada é de 30 mil habitantes e sua localização geográfica está ao norte da Bahia. Visualmente no mapa do Brasil o município campoalegrense se encontra humildemente no centro do nordeste.
Celebra-se nesta data as lutas e dissabores de uma cidade nordestina que enfrenta de forma heróica, todo o período de seca, que castiga seus moradores. Uma das principais esperanças de sua população, é a de receber em suas torneiras, água do “Velho Chico”. Este sonho, se não prolongar ou for renovada antigas promessas de seus “artistas” políticos, em breve será realizado. Mas enumera-se ainda outro sonho, que é a libertação do isolamento de um município que não tem estrada pavimentada para lugar algum. Mas um pedaço desse sonho caminha para sua realização, ainda que de forma duvidosa. Neste ponto pode se registrar quase metade de asfalto que está construído da cidade vizinha, Remanso para Campo Alegre de Lourdes. A dúvida da pavimentação vem justamente pela qualidade do asfalto ou da licitação da obra que foi feita de forma obscura. Por outro lado, o governo da Bahia ignora os 17 quilômetros que separa Campo Alegre do asfalto de São Raimundo. Diga-se de passagem, vergonha para o governo baiano e exemplo promissor do governo do Piauí, mesmo que seja uma obra federal.
Mas Campo Alegre de Lourdes tem motivo de sobra para comemorar!
Campo Alegre é o berço da alegria, da tranquilidade, e da perseverança!
Destacam-se seus filhos guerreiros, estudantes, trabalhadores, agricultores. O povo de Campo Alegre é um povo afetuoso. Em todo lugar do Brasil existe um conterrâneo que não tira seus olhos desse lugar. Há um carisma, um gesto de afeto que circula e inunda suas ruas estreitas, seus laços amistosos. Há um calor especial por suas pedras que fervem nos domingos de sol.
Campo Alegre, filho de Lourdes, é muito mais do que o sistema corrupto e vicioso que abraça o centro do poder. Seus filhos ainda lutam para se libertarem das correntes do medo, do faz de conta, da conivência política, e do bem público que se transforma no bem particular.
Viva Campo Alegre de Lourdes!
56 anos de promessas e conquistas. Promessas de políticos que nunca foram cumpridas. Mas conquista de cada trabalhador que sobrevive a tudo isso, vivendo do seu suor e de sua labuta.
Parabéns Campo Alegre de Lourdes!
Que nos próximos anos os sonhos de desenvolvimento e integração ao progresso, possa florescer irradiar a vida de seus moradores.