Notícias mais recentes
Search

Bebê nasce com má-formação no abdômen e é transferido de avião em Campo Alegre de Lourdes





Última atualização 16/08/2018, às 13:57
Bebê nasce com má-formação no abdômen e é transferido de avião em Campo Alegre de Lourdes

Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira (14/08) um bebê recém-nascido ganhou atendimento especial em Campo Alegre de Lourdes. A criança de nome Caylã, nasceu com má-formação na parede do abdômen e foi transferida de avião para Salvador de onde será submetida a uma cirurgia. A má-formação congênita recebe o nome de Onfalocele.

O que é Onfalocele?

A Onfalocele é um defeito congênito, uma má-formação na parede abdominal em que os órgãos, localizados dentro do corpo, ficam para fora do abdômen em uma espécie de bolsa transparente, decorrente de um problema no desenvolvimento dos músculos abdominais. O Dr. Renato Procianoy, presidente do departamento científico de neonatologia da Sociedade Brasileia de Pediatria, explica: “É um defeito da parede abdominal na altura do coto umbilical em que não há fechamento da parede e as alças intestinais ficam só recobertas por uma membrana”.

 

A mãe da criança que é natural de Campo Alegre de Lourdes, mas atualmente reside no município de Anísio de Abreu (PI), chegou ao Hospital Municipal (HM) campoalegrense na quinta-feira (09/08) para fazer uma ultrassonografia simples, embora o hospital tenha equipamentos, no momento ainda não se realiza ultrassonografia morfológica, onde é possível identificar se o bebê tem má-formação.

A paciente fez todo o pré-natal no município do Piauí. Quando no final de sua gestação passou a residir à casa de seus pais no interior de  Campo Alegre de Lourdes.

Ela chegou em trabalho de parto no Hospital Municipal no sábado (11/08), e teve o bebê no domingo. No momento do parto é que foi detectado a má- formação, onfalocele.

A transferência para Salvador

Bebê nasce com má-formação no abdômen e é transferido de avião em Campo Alegre de Lourdes

AVIÃO CEDIDO PELO GOVERNO DO ESTADO

A enfermeira Vanessa Ferreira contou à nossa redação como foi a parte burocrática para conseguir uma vaga na UTI neonatal, que no caso surgiu em Salvador, onde a secretaria de saúde estadual disponibilizou um avião para fazer o transporte, devido a distância do município campoalegrense para a capital baiana.

“Existe um sistema na região de Juazeiro-Petrolina, que dá suporte ao Vale do São Francisco, onde Campo Alegre está inserido. Sempre que é necessário uma transferência, quando o caso clínico do paciente é de médio-alta complexidade, a gente tem de transferir esse paciente, para um atendimento mais específico. A gente insere esse paciente no sistema, e aguarda. Porém, depende de uma dedicação muito grande da equipe médica e de enfermagem, para tá colocando o quadro clínico real desse paciente. Está ligando, buscando essa vaga, porque são muitos pacientes atrás dessas vagas”, esclareceu Vanessa.

Bebê

O bebê já está em Salvador no hospital Martagão Gesteira, e aguarda o procedimento cirúrgico.

A equipe de enfermagem de Campo Alegre de Lourdes, envolvida no caso do bebê, é composta pelos seguintes nomes:

Vanessa Ferreira;

Valqueres;

Stter Rocha;

e Auricélia.

Leia também:

Onfalocele: muitos casos são resolvidos logo após o nascimento do bebê

Gestante perde bebê no Hospital Municipal de Campo Alegre de Lourdes

UBS em Campo Alegre de Lourdes: O retrato do descaso




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.