Notícias mais recentes
Search

Asfalto da BR-235 entre Remanso e Campo Alegre de Lourdes: a mentira para ganhar voto





Última atualização 30/08/2020, às 18:47
Asfalto da BR-235-BA para Campo Alegre de Lourdes: a mentira

Compartilhe:

Há mais de dois anos a obra do asfalto referente a BR-235 que liga a cidade de Remanso ao município de Campo Alegre de Lourdes está parada.

 

No meio do caminho havia uma pedra…

A obra teve início em fevereiro de 2017 com previsão de conclusão em fevereiro de 2019. Contudo, em agosto de 2018 as máquinas começaram a abandonar a pista, deixando pelo caminho pó e desilusão.

Dos 120 quilômetros de distância entre Remanso e Campo Alegre de Lourdes, foram asfaltados, aproximadamente, 50 quilômetros. Faltando pouco mais da metade para sua conclusão.

 

ASFALTO REMANSO PARA CAMPO ALEGRE DE LOURDES

DE REMANSO PARA CAMPO ALEGRE DE LOURDES

 

Logística

A empresa responsável pela execução da obra, nesse trecho asfaltado, foi a Vegeele Construções e Pavimentações que fez um trabalho de conserva e pavimentação com Tratamento Superficial Duplo (TSD).

Em agosto de 2018 perguntamos ao representante da construtora, o senhor Francisco, sobre o andamento da obra ou se os trabalhos haviam sido paralisados. Ele nos disse, na ocasião, que as máquinas estavam trabalhando mas de forma lenta, devido ao recesso.

Hoje, passados dois anos, o cenário é de descaso e de abandono. A explicação oficial dos órgãos competentes foi a falta de recursos financeiros.

 

Asfalto: mentira para ganhar voto

Alguns deputados, com interesse no eleitorado, levaram essa construtora para a região dizendo que tinham liberação de recursos, através de emendas parlamentares, e que em dois anos a obra estaria pronta.

Mas isso foi antes das eleições de 2018. Passado o período eleitoral, a verba sumiu, os deputados ficaram invisíveis.

 

Entenda a “novela”

A licitação para pavimentação asfáltica da BR-235-BA entre Remanso e Campo Alegre de Lourdes foi inicialmente contemplada sob a responsabilidade da Construtora S. A. Paulista. Porém, esta empresa não assinou o contrato, e surgiu de repente, a Vegeele com um orçamento bem menor.

 

ASFALTO BR-235

 

Perguntamos ao DNIT da Bahia sobre esse contrato. O órgão disse que a Vegeele prestaria o serviço apenas de manutenção e de recuperação, e que a S. A. Paulista faria a pavimentação.

Resultado: O trecho de 50 km de pavimentação asfáltica está sem nenhuma sinalização, e até teve seu rompimento em algumas partes, no início das chuvas daquele período.

 

Asfalto: promessas, até quando?

Campo Alegre de Lourdes é um município isolado, sem nenhuma estrada pavimentada. Na sua divisa com o Piauí, por exemplo, dos 75 km para São Raimundo Nonato, 58 km pertencem ao município piauiense que foram asfaltados pelo governo daquele estado, já os 17 km pertencentes ao estado da Bahia continuam sem pavimentação.

ASFALTO SÃO RAIMUNDO PARA CAMPO ALEGRE

DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI PARA CAMPO ALEGRE DE LOURDES

 

CAMPO ALEGRE SEM ASFALTO

DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES-BA PARA SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

 

O asfalto da BR-235-BA também QUASE chegou em Campo Alegre de Lourdes.

Será que nas próximas eleições a promessa de pavimentação será renovada?

Quantas promessas mais serão necessárias para a conclusão em definitivo de uma estrada pavimentada para o município Campo-Alegrense?

 

Leia também:

DNIT convoca construtora para assinar contrato da BR 235 que liga Remanso a Campo Alegre de Lourdes

 

Asfalto de Remanso a Campo Alegre de Lourdes não resiste às primeiras chuvas

 

Asfalto entre Remanso e Campo Alegre de Lourdes: Máquinas pararam de trabalhar?




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.