Notícias mais recentes
Search

A tão sonhada água encanada chega em Campo Alegre de Lourdes





Última atualização 26/06/2018, às 14:13
água

Compartilhe:

Depois de uma longa espera a tão sonhada água encanada chega ao município de Campo Alegre de Lourdes.
Inicialmente, estimativa-se que a obra da adutora teria duração de 1 ano e meio a partir de sua ordem de serviço em outubro de 2013. Contudo, depois de 4 anos aproxima-se o seu desfecho.
Nos últimos dias, testes foram realizados e a Adutora do São Francisco dá os primeiros sinais no centro da cidade. Entretanto, para que cada morador receba água em suas torneiras ainda serão feitos ajustes para consertar alguns vazamentos, verificação em alguns ramais no interior do município, e depois que estiver tudo em ordem conforme o contrato de licitação, a empresa responsável pela obra, MRM, vai entregar a conclusão da adutora para a CODEVASF e a EMBASA.

A empresa MRM tem o prazo de 90 dias para concluir os ajustes na tubulação e nas estações elevatórias. Ao mesmo tempo serão realizadas instalações de ramais e hidrômetros nas residências da sede e dos distritos, por onde passará a adutora.
A partir daí, se não houver mais nenhum imprevisto, a obra será inaugurada com a liberação de água potável na residência de cada morador de Campo Alegre de Lourdes.

A longa espera

Desde quando o município foi emancipado em 1962 os primeiros moradores projetaram o sonho da água encanada, diante das dificuldades que existem diante da seca. Alguns desbravadores, campoalegrenses, já não estão mais conosco, os mais velhos ainda meio incrédulos só vão acreditar quando a água, efetivamente, pingar da torneira e sentirem o sabor do “Velho Chico”.

Já para a geração mais nova a novidade é esplêndida. Sim, e de fato é. Por vários motivos. O principal deles é o tempo de espera, de promessas e o quanto de votos que alguns políticos se beneficiaram na alusão eleitoral que se renova a cada quatro anos. Mas afinal quem é o responsável por essa obra que está se concretizando em Campo Alegre de Lourdes?

O pai da criança

Nos próximos meses deve acontecer a inauguração da obra estimada em aproximadamente R$ 80 milhões. Contudo, muitos políticos vão surgir e já estão dizendo por aí que são os provedores de tal feito.
De olho nas eleições de outubro, vão querer sugar mais um pouco do eleitorado. Mas antes que chegue esse dia, cabe ao cidadão campoalegrense soltar a sua voz, e dizer para esses políticos que não fizeram mais do que sua obrigação.
A obra vem do suor e do dinheiro do povo, através de impostos e de tantos tributos. Não há político específico responsável, a adutora faz parte do programa de planejamento do governo federal.

A adutora vai beneficiar 40 mil pessoas até o ano de 2040, e atenderá a 71 localidades de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede do município. A execução está a cargo da Codevasf, da construtora RM, com recursos garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento, vertente PAC Prevenção.
O sistema que vai captar água do Rio São Francisco, conta com um  sistema adutor principal, estrutura da captação flutuante, estação de tratamento de água, subsistemas e adutora de água bruta e tratada, com extensão total de 153 quilômetros.

Cronograma de abastecimento:

Campo Alegre de Lourdes:

Lagoinha, Canto, Angico do Remanso, Lagoinha II, Lagoa do Meio, Santa Rita, Lagoa do Arroz, Pajeú, Contendas, Boa Vista, Tapagem, Baixa Verde, Lagoa do Boi, Pedra Branca, Panaço, Lagoa Escondida, Riacho Alegre, Alegria, Caldeirão, Lagoa da Onça, Miragem, Alto Formoso, Gergelim e Lagoa dos Patos, Velame/Bois, Lagoa Joãozinho, Pedra Comprida, Baixão dos Bois, Lagoa do Arroz, Baixão dos Calixtos (Bananeiras), Baixão dos Sabinos e Pitombas, Barreiro do Espinheiro, Sítio dos Dô, Mamoneira, Cacimbinha, Barra, Pedra Branca, Ramalho, São Gonçalo, Santa Úrsula, Fidalgo, Tanquinho, Alto da Cruz (Cruz), Vila de Peixe, Poço do Baixão, Caraíbas, Cacimba Velha, Feijão (Baluarte), Curralinho, Queimada Grande, Angico dos Dias, Açu, Baixão Novo, Aroeira e Barra da Lagoa, além da sede do município de Campo Alegre de Lourdes.

Pilão Arcado:

Tanque Velho, Pintado, Caldeirão da Onça, Caititu, Espinheiro, Santiago, Salininha, Caldeirão do Boi, Carnaíba, Casa Verde e Vereda da Onça, Olho D’Água e Melância;

Remanso:

Volta do Riacho

Saiba mais:

Codevasf

Adutora em Campo Alegre de Lourdes no período de obras




1 thoughts on “A tão sonhada água encanada chega em Campo Alegre de Lourdes

  1. Eduardo Dias

    Acho uma vergonha o povo da lagoa dá onça até hoje sem água, dizem que tem que pagar 2 reais por litro de água, sendo que nem prá comprar remédios o povo tem, fizeram um chafariz lá , más custa 2 Reais o litro de água, gostaria de saber se isso procede , pois a pessoa responsável pelo chafariz diz que tem que pagar! Isso é desumano!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.