A Obra da Adutora que vai levar água para o município de Campo Alegre de Lourdes na Bahia está paralisada desde quarta-feira (27/05), devido o atraso de pagamento de duas faturas referentes aos meses de março e abril que correspondem aproximadamente, o valor de 4 milhões de reais.
Nesta quarta e quinta-feira, os trabalhadores estiveram reunidos no escritório que fica na sede do município e decidiram cruzar os braços por tempo indeterminado.
Nas ruas da cidade os moradores estão frustrados com a paralisação do serviço. Uma moradora que não quis se identificar, falou ao nosso blog que a sujeira deixada, pela retirada das pedras, e o acúmulo de barro, é de desordem total, “parece que nem tem fiscalização”, desabafou a mulher.
De acordo com a empreiteira MRM, responsável pela construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), se o pagamento for efetuado nos próximos dias, a previsão é de que até o final desse ano, os campoalegrenses tenham em suas torneiras, a água do “Velho Chico”.
O coordenador do contrato e chefe da fiscalização, o senhor Antonio Luna de Alencar, disse que a Codevasf está fazendo o possível para quitar o débito e que em breve a situação voltará às suas atividades normais.
Luna ainda relatou que a adutora está com 73% de conclusão, e que o escritório na sede está sendo desativado.
A Obra está orçada no valor total de aproximadamente 80 milhões e beneficiará além de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Remanso conforme o cronograma.
Campo Alegre de Lourdes:
Lagoinha, Canto, Angico do Remanso, Lagoinha II, Lagoa do Meio, Santa Rita, Lagoa do Arroz, Pajeú, Contendas, Boa Vista, Tapagem, Baixa Verde, Lagoa do Boi, Pedra Branca, Panaço, Lagoa Escondida, Riacho Alegre, Alegria, Caldeirão, Lagoa da Onça, Miragem, Alto Formoso, Gergelim e Lagoa dos Patos, Velame/Bois, Lagoa Joãozinho, Pedra Comprida, Baixão dos Bois, Lagoa do Arroz, Baixão dos Calixtos (Bananeiras), Baixão dos Sabinos e Pitombas, Barreiro do Espinheiro, Sítio dos Dô, Mamoneira, Cacimbinha, Barra, Pedra Branca, Ramalho, São Gonçalo, Santa Úrsula, Fidalgo, Tanquinho, Alto da Cruz (Cruz), Vila de Peixe, Poço do Baixão, Caraíbas, Cacimba Velha, Feijão (Baluarte), Curralinho, Queimada Grande, Angico dos Dias, Açu, Baixão Novo, Aroeira e Barra da Lagoa, além da sede do município de Campo Alegre de Lourdes.
Pilão Arcado:
Tanque Velho, Pintado, Caldeirão da Onça, Caititu, Espinheiro, Santiago, Salininha, Caldeirão do Boi, Carnaíba, Casa Verde e Vereda da Onça, Olho D’Água e Melância;
Remanso:
Volta do Riacho